top of page

A Presença das Classes Multisseriadas nos Municípios do Sertão do São Francisco

     As classes multisseriadas são cada vez mais frequentes na realidade do campo, pois muitas vezes devido à quantidade de alunos essa opção torna-se a mais viável, sobretudo, financeiramente. Porém, apesar de sua presença em inúmeras escolas, essas ainda são submetidas a uma lógica de seriação que acaba por defasá-las e a rotula como um modelo “necessário por falta de opção”. É válido ressaltar que "as características das pequenas escolas multisseriadas do campo não entram na lógica dos sistemas escolares, associados a uma sociedade urbanizada e industrializada. E é em nome da modernidade que, mais frequentemente, se tenta eliminá-las". (MUNARIM, SCHMIDT, p. 89, 2014).  

      É importante ressaltar que a visão que ainda se tem sobre esse modelo é, principalmente, devido à falta de investimento e acompanhamento aos professores, no qual esses, muitas vezes, ficam à mercê de sua pouca experiência com a multissérie e utilizam como referência o modelo seriado, dificultando o aproveitamento da especificidade desse modelo no processo de ensino-aprendizagem.

 

   Um dos principais fatores que faz com que a multissérie seja vista como um “problema” é a heterogeneidade de séries, idades e experiências presentes em sala de aula e que o professor precisa lidar. Porém, tal argumento não se justifica, pois há pesquisa que apontam a heterogeneidade como um “elemento potencializador da aprendizagem e enriquecedor do ambiente escolar, que poderia ser melhor aproveitado na experiência educativa que se efetiva nas escolas e turmas multisseriadas, carecendo, no entanto, de mais estudos e investigações sobre a organização do trabalho pedagógico, do planejamento e da construção do currículo que atendam às peculiaridades de vida e de trabalho das populações do campo, o que de forma nenhuma, em nosso entendimento, significa a perpetuação da experiência precarizada de educação que se efetiva nas escolas e turmas multisseriadas(...)” (HAGE, p. 110, 2011).

     A partir dos dados fornecidos pelo Laboratório de Dados Educacionais (LDE) foi elaborado um gráfico com as classes multisseriadas presentes no campo em cada município do TSSF. É válido ressaltar que dentre esses dados estão inclusas as modalidades de EJA e Educação Profissional na Multissérie.

 

  Todos os dados do LDE estão disponíveis pelo portal: https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/#/indicadores

    

DAD0S 

DAD0S GERAIS (2015-2018)

grafico1.jpg
grafico2.jpg

DAD0S POR MUNICÍPIO (2015-2018)

Apresentação do subprojeto na Jornada de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia no ano de 2020.

Apresentação Geral 

Resultados Esperados:

 

Levantamento realizado nos Bancos de Dados Oficiais (Dados Primários) informações sobre o fechamento de escolas no campo e a presença das escolas multisseriadas nos município do Território Sertão do São Francisco, Semiárido Norte Baiano, organizando junto ao grupo de pesquisa Educação Contextualizada, Cultura e Território, um observatório dos indicadores educacionais do Território.

bottom of page