top of page

Os Indicadores Oficiais de Fechamento das Escolas do Campo

     O fechamento de escolas do campo causa inúmeros impactos para a comunidade que se localiza em sua volta e ao se tratar dos sujeitos campesinos, as consequências são ainda maiores. Esses são obrigados a se deslocarem para escolas localizadas em outras comunidades, ou até mesmo, sendo obrigados a se deslocarem para a cidade, perdendo horas de seu dia, com o objetivo de continuar seus estudos.

 

     Apesar da existência de programas como o PRONACAMPO (Programa Nacional de Educação do Campo) e PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) que têm como objetivo proporcionar uma educação de qualidade e para todos, é perceptível o aumento do número de fechamento das escolas do campo.

         É importante ressaltar que a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96) afirma que:

Art. 28. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:

I - conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;

II - organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas;

III - adequação à natureza do trabalho na zona rural.

   A partir do fechamento dessas escolas, esse processo de adaptação às especificidades fica comprometido. Para tentar amenizar os efeitos, adotam-se as nucleações de escolas e os transportes escolares, porém, ainda assim, os impactos que a ausência de uma escola causa na comunidade são imensuráveis.

"A Educação é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal (Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo III, seção I) – direito de todos e dever do Estado. Entretanto, nos últimos anos, milhares de crianças e adolescentes, filhos e filhas de camponeses, estão sendo privados deste direito.". 

DADOS

Seguem abaixo os links de acesso para os dados de cada um dos dez municípios do Território Sertão do São Francisco (TSSF):

Apresentação do subprojeto na Jornada de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia no ano de 2020.

Apresentação Geral 

Resultados Esperados:


Levantamento realizado nos Bancos de Dados Oficiais (Dados Primários) informações sobre o fechamento de escolas no campo e a presença das escolas multisseriadas nos município do Território Sertão do São Francisco, Semiárido Norte Baiano, organizando junto ao grupo de pesquisa Educação Contextualizada, Cultura e Território, um observatório dos indicadores educacionais do Território.

bottom of page