Observatório dos Indicadores da Gestão Educacional do Território do Sertão do São Francisco
Fale conosco: observatorioic2019@hotmail.com
As Vertentes Utilizadas pelos Municípios do Sertão do São Francisco para Garantir o Sistema de Formação Continuada dos Docentes
A Formação Continuada como possibilidade de atualização dos profissionais em atuação permite dar suporte informando, atualizando e aperfeiçoando sobre as novas implicações do campo educacional. Segundo Chimentão (2009, p.3) “Fica mais difícil de o professor mudar seu modo de pensar o fazer pedagógico se ele não tiver a oportunidade de vivenciar novas experiências, novas pesquisas, novas formas de ver e pensar a escola”. Assim, as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem é uma barreira que pode ser superada. Vencer essas dificuldades que os professores encontram é falar de políticas públicas, incentivo, e valorização da carreira dos profissionais em serviço.
Direito esse assegurado no art. 61 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, cuja responsabilidade principal é dos municípios que podem fazer parcerias com outros órgãos e federados. Logo, a continuação no processo de aperfeiçoamento do docente é uma questão indiscutível, pois esse permite que o profissional esteja melhor preparado para sua atuação competente de forma exitosa nos cenários em que cada aluno apresenta dificuldade singular.
Dessa maneira, organizados nos links a seguir, encontra-se uma série de dados sobre o andamento da Formação Continuada dos Docentes em atuação no TSSF.
Para mais informações, acessar o Observatório do Plano Nacional de Educação (PNE): https://www.observatoriodopne.org.br/dossie
DAD0S POR MUNICÍPIOS
veja também dados sobre a aprendizagem dos alunos do TSSF e o percentual de Docentes com graduação:

Resultados Esperados:
Em suma, este subprojeto de pesquisa, busca em bancos de dados de livre acesso (IBGE, Educasenso, Qedu, Observatório do PNE, entre outros) conhecer a respeito da existência do sistema de formação continuada dos docentes e as vertentes utilizadas pelos municípios do Território do Sertão do São Francisco, na Bahia, que comporta 10 (dez) municípios – Juazeiro, Casa Nova, Remanso, Sento-Sé, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Curaçá e Canudos, para, desse modo, contribuir para criação do Banco de Dados, a fim de que no futuro sirva de ferramenta para a melhoria das dificuldades encontradas nesse campo pela região.